Confira os workshops disponíveis

Licenciamento Ambiental
Ementa: o curso visa trazer reflexões sobre o licenciamento ambiental, quanto ao seu papel de obtenção de licenças para desobstruir o crescimento econômico ou como instrumento estratégico legítimo de desenvolvimento sustentável.
Conteúdo:
• Elementos da paisagem para o licenciamento ambiental
• As dimensões do licenciamento ambiental
• Dimensionamento: atual… e futuro?
• Licenciamento e Política Ambiental: desafios e perspectivas.
Avaliação de Impacto Ambiental
Ementa: A atividade abordará conceitos essenciais sobre a Avaliação de Impactos Ambientais (AIA), legalidade do instrumento AIA e relação com EIA/RIMA, tipos de impactos e exemplos de solicitações de AIA e de metodologias aplicadas em estudos ambientais na etapa do licenciamento.
Conteúdo:
• Conceito de AIA na literatura científica
• Origem da AIA na legislação brasileira
• AIA: Instrumento de gestão ambiental estratégica
• Relação entre AIA e EIA/RIMA
• Caracterização de impactos em licenciamentos
• Exemplos de Metodologias de AIA
Ministrantes: Leonardo Bezerra de Melo Tinôco Tinoco - UEPB/Diretor da Consiga - Consultoria em Sistemas Integrados e Gestão Ambiental; Leonlene de Sousa Aguiar - UFRN / Consultor Ambiental

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 55

ADICIONAR

Ementa: O Semiárido brasileiro e a Caatinga, um dos maiores desafios da ciência: restrita ao território nacional, pouco conhecida, bioma menos protegido, submetida a intenso processo de degradação, perda rápida de sua biodiversidade e processos ecológicos. A Caatinga destaca-se ainda por ser a região seca mais povoada do mundo e por seus recursos naturais constituírem o meio de sobrevivência de milhares de pessoas: aqui, preservação ambiental confunde-se com a própria sobrevivência humana. Intervenções governamentais visam a luta contra a seca e não contra os efeitos dela, mas a seca não pode ser combatida por constituir um fenômeno natural. Contra esse paradigma do combate à seca urge uma ampla discussão interdisciplinar no âmbito das ciências ambientais, sobre o que, o porquê e o como se pode atenuar os efeitos da seca, visando a adaptação ou a convivência com este fenômeno. É premente pesquisas multidisciplinares de longo prazo, que deem conta das intricadas relações entre as dimensões ecológica, social e climática, visando a sustentabilidade da Caatinga.
Ministrantes: Eliza Maria Xavier Freire, Viviane Souza do Amaral, Julio Alejandro Navoni, Cimone Rozendo de Souza - PRODEMA/UFRN

Carga Horária: 4

Vagas Disponíveis: 70

ADICIONAR

I CONGRESSO NACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO

Semiárido brasileiro: diversidade, tendências, tensões e perspectivas