Normas de Trabalho

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- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

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Prazos

Datas Importantes

Prazo de inscrições e pagamento: 29/11/2018
Submissão de RESUMO: 29/10/2018
Resultado final: 01/11/2018
Submissão de Trabalho Completo: 19/11/2018

Submissão

Resumo e Trabalho completo

Os resumos serão recebidos apenas por formulário online através da área do congressista; e o Trabalho Científico, de acordo com o template segundo as datas de submissão.

Instruções

Autores e Coautores

Apenas o autor principal poderá submeter o resumo;
Apenas o autor principal poderá indicar os coautores do trabalho, sendo que estes devem estar cadastrados no sistema;
O pagamento da inscrição do autor principal e coautores é obrigatório para que o trabalho seja publicado nos ANAIS.

Submissão

Modalidades/Idiomas

Modalidades: Comunicação Oral e Pôster
Comunicação Oral: Pesquisa concluída, relato de experiência ou revisão bibliográfica.
Pôster: Pesquisa em andamento, relato de experiência ou revisão bibliográfica.
Idiomas: Português

 


SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 

1ª ETAPA: 

Os RESUMOS serão recebidos por formulário online até às 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 29 de Outubro de 2018, impreterivelmente. 

O MESMO RESUMO DEVERÁ SER ANEXADO E UTILIZADO PARA O PREENCHIMENTO DO RESUMO NA PLATAFORMA DE SUBMISSÃO: 

No preenchimento dos dados na plataforma de submissão é solicitada a digitação (é também permitida a função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) de um resumo com no mínimo 450 palavras e máximo de 600 palavras, sem tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Deverá ser objetivo quanto à organização das informações, de modo sequencial: Introdução e objetivos, Metodologia, Resultados e Considerações finais. O resumo e artigo completo devem apresentar rigor científico e correções ortográficas minuciosas. É de inteira responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.

1.    Introdução (100 palavras)
2.    Objetivos (100 palavras)
3.    Metodologia (150 palavras)
4.    Resultados (150 palavras)
5.    Considerações finais (100 palavras)
6.    Referências (Somente serão contabilizados no número de palavras, o texto do trabalho)


PALAVRAS-CHAVE: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.

Quantidade máxima de trabalhos como autor principal: 2 (dois).
Quantidade máxima de trabalhos como coautor: 3 (três).
Quantidade máxima de participantes por trabalho: 5 (cinco) participantes (incluindo autor, coautores e orientador).


IMPORTANTE:
1ª EtapaApós o resultado de avaliação do resumo, o participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão segundo as normas da 2ª Etapa.
Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.

CONDIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO EM TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos ANAIS, o autor principal e coautores devem estar com o pagamento da inscrição regularizado até a data limite da última chamada.

2ª ETAPA:

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online, até as 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 19 de Novembro de 2018, impreterivelmente.


Poderão ser submetido nas modalidades comunicação oral (artigo) ou pôster (resumo expandido). A submissão te trabalhos poderão ocorrer na forma de artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica, pesquisa concluída ou em andamento. Confira no link “Datas importantes” outros prazos de submissão no evento!

Os trabalhos deverão ser submetidos através da Área do Participante no ícone Trabalho Científico. Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail.
Para o envio do trabalho utilize o modelo de papel timbrado do evento. O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. Saiba mais nas normas específicas para Comunicação Oral e Pôster.

ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos sem o arquivo anexado.

TAMANHO DO ARQUIVO DO TRABALHO: Não serão aceitos trabalhos com tamanho superior a 2MB (Mega Bytes).

Fique atento! O arquivo do trabalho (comunicação oral ou pôster) deverá ser adicionado na plataforma de submissão. Saiba mais nos tópicos seguintes.


IMPORTANTE: O ARQUIVO DO TRABALHO DEVE SER ANEXADO NO FORMATO PDF.


1ª ETAPA: Modelo das Normas de Resumo simples

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores

Baixe o Modelo

AVALIAÇÃO DO RESUMO

NORMA:
A avaliação do trabalho será feita a partir do resumo, cujo preenchimento é feito na plataforma de submissão, digitando-o (ou pela função de copiar e colar a partir de um arquivo de texto) com no máximo 250 palavras, parágrafo único, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Deverá ser objetivo quanto à organização das informações, de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões. O resumo e artigo completo deve apresentar rigor científico e correções ortográficas minuciosas. É de inteira responsabilidade dos autores, atenção a essas normas.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.

MUDANÇA DE GRUPO DE TRABALHO: A comissão científica reserva-se ao direito de reclassificar a área temática do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.

RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site.

AUTORIDADE: A Comissão Científica reserva-se ao direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

 
2ª Etapa:

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online, até as 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 19 de Novembro de 2018, impreterivelmente.


SUBMISSÃO DO ARTIGO  COMPLETO: 

Os trabalhos submetidos na modalidade Comunicação Oral (CO), só poderão ser enviados na forma de artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica ou pesquisa concluída.

O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 12 (doze) páginas. O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou inferior, tamanho A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12, justificado e espaçamento 1,5 cm.

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco). 

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12.
Deixar 1 linha em branco). 
Afiliação autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco).

Resumo: (deverá ter no máximo 250 palavras, parágrafo único, justificado, regular e coluna única, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 11, sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos ou destaques de qualquer natureza. Adicionar entre três e cinco palavras-chave que devem ser escritas na linha seguinte, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 1 linha em branco. Inserir "Quebra de seção contínua"). 

O artigo deverá conter Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Conclusões, Agradecimentos (sendo de caráter opcional) e Referências

IMPORTANTE: O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download (confira logo abaixo).  


O Arquivo do Trabalho deve ser anexado no formato PDF.

2ª ETAPA: Modelo das Normas de Comunicação Oral

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

2ª Etapa:

Os TRABALHOS COMPLETOS serão recebidos por formulário online, até as 23h e 59min (horário de Brasília) do dia 19 de Novembro de 2018, impreterivelmente.

SUBMISSÃO DO RESUMO EXPANDIDO: 

Os trabalhos submetidos na modalidade Pôster (PO), só poderão ser enviados na forma de artigo de relato de experiência, revisão bibliográfica ou pesquisa em andamento.

O autor deverá submeter na base da Área do Participante um resumo simples com no máximo 250 palavras. Este resumo não deverá constar no arquivo a ser anexado com o resumo expandido.

ORITENTAÇÕES TÉCNICAS: 

O resumo expandido deverá ser digitado em formato Word 2007 ou inferior, utilizando tamanho A4, deverá ter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) páginas, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deverá ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, corpo 12, justificado, com espaçamento simples  1,0 entre linhas e conter: 

Título: (letras maiúsculas, negrito, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 14. Deixar 1 linha em branco). 

Autores: (inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), apenas as iniciais em maiúsculas, centralizado e regular, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 12. Deixar 1 linha em branco). 
Afiliação autores: (inserir nome completo da instituição de origem, centralizado e itálico, fonte TIMES NEW ROMAN tamanho 10, seguido do e-mail. Deixar 1 linha em branco). 

IMPORTANTE: 
1-    O uso do papel timbrado do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download. 
 
O Arquivo do Trabalho deve ser anexado no formato PDF. 

2ª ETAPA: Modelo das Normas de Resumo Expandido

Para a padronização dos artigos/trabalhos enviados, o evento dispõe de um modelo feito em Word 2007 para auxiliar os autores.

Baixe o Modelo

CONDIÇÃO PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO: Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica. O autor e os coautores, obrigatoriamente, deverão estar cadastrados no sistema por ocasião da submissão do trabalho. Para que o trabalho seja apresentado e publicado nos ANAIS, o pagamento da inscrição deverá estar regularizado até a data limite da última chamada. 
 

COMUNICAÇÃO ORAL: A elaboração dos slides para a apresentação sob a forma de comunicação oral é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores. Não há modelo pré-estabelecido.

PÔSTER: A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e/ou coautores.

A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecer no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.

A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o artigo submetido e estruturado da seguinte forma:

Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.

Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.

Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site do evento.

IMPORTANTE: Não haverá remanejamento de data, local e/ou horário.


TEMPO DE APRESENTAÇÃO E/OU EXPOSIÇÃO:
COMUNICAÇÃO ORAL: 15 minutos (sendo 10 min. para apresentação e 5 min. para arguição). 
PÔSTER: 2 HORAS.
DATA DE ENTREGA DE CERTIFICADOS: Os certificados serão disponibilizados apenas 15 dias úteis após o encerramento do evento.

FORMATO: Serão disponibilizados apenas no formato online no site do evento.

ONDE SERÃO DISPONIBILIZADOS: Na ÁREA DO PARTICIPANTE no ícone DECLARAÇÃO/CERTIFICADOS.

EMISSÃO DE CERTIFICADOS: O credenciamento, a assinatura das listas de presença das atividades e o pagamento da inscrição do autor principal são obrigatórios para que sejam emitidos os certificados.

PUBLICAÇÃO DE ANAIS: O pagamento da inscrição do autor principal e coautores são obrigatórios para que os trabalhos sejam publicados nos Anais. Os ANAIS do evento estarão disponíveis em até 45 dias úteis.

I CONGRESSO NACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO

Semiárido brasileiro: diversidade, tendências, tensões e perspectivas