Fórum de Pesquisadores

Fórum Permanente da Diversidade do Semiárido

   O Congresso Nacional da Diversidade do Semiárido nasceu de uma ideia que foi compartilhada por um grupo e se transformou em desejo coletivo. Daí para as ações concretas bastou a vontade de fazer do Semiárido, com toda a sua diversidade, um espaço cada vez mais visível, mais respeitado, mais sustentável, cada vez melhor. A partir do momento em que a ideia foi lançada para a comunidade, acadêmica ou não, o CONADIS passou a ter vida.
   Com o Congresso, pesquisadores de várias instituições e lugares sociais pontuaram a vontade de colocar pesquisas em contato, de colocar instituições em contato, de articular a academia com os mais diversos setores da sociedade civil. Nasce então a proposta de organização do Fórum Permanente da Diversidade do Semiárido que tem por finalidade promover espaços de diálogos fomentando novas perspectivas sobre os cenários atuais que conduzem as teorias e as práticas dos sujeitos que interagem com este espaço no Brasil e no exterior. Propondo um debate interdisciplinar que agregue não apenas as questões pertinentes ao meio ambiente, mas também a sociedade, a cultura, entre outros temas, o Fórum se propõe a dar visibilidade e dizibilidade a pesquisas, a articular e conectar vários pesquisadores, vários institutos, várias organizações que tem os espaços áridos e semiáridos como objetos de estudo, enfatizando, nas temáticas que guiarão seus debates, questões emergenciais como a crise hídrica, o empoderamento das populações, a segurança alimentar, a convivência com o Semiárido, os períodos de estiagem e a valorização dos saberes e alternativas locais. Os pesquisadores convidados também pontuaram a importância de que, colocando em contato instituições e pesquisas que eram conduzidas de forma isolada, há a possibilidade de gerar produtos de pesquisa mais consistentes. Para tanto, pretendemos envolver institutos de pesquisa, grupos de pesquisa, Organizações Não Governamentais, universidades e institutos de ensino públicos e privados nacionais e internacionais, dentre outras instituições que enriquecem os debates propostos.
   Nossa proposta é que o Fórum Permanente da Diversidade do Semiárido mantenha dois eixos temáticos interdisciplinares, articuladores de instituições e pesquisadores. O recorte proposto organiza o diálogo interdisciplinar em torno: 1) da produção de conhecimento sobre as dimensões ambientais, demográficas, históricas, antropológicas, geográficas, políticas e outras que aprofundem a compreensão sobre a diversidade da região; e 2) da produção de pesquisa aplicada para a promoção do desenvolvimento regional, considerando os desafios relativos às necessidades de inovação científica e tecnológica, à sustentabilidade e a promoção da cidadania e da justiça social. A partir desse recorte, cada eixo deverá agregar pesquisadores das ciências exatas, naturais e humanas.

Os eixos propostos para o Fórum são os seguintes:

 
  • Eixo 01: Populações, territórios, identidades e ambientes
  • Eixo 02: As dimensões do desenvolvimento: inovação, sustentabilidade e justiça social

Você pós-graduando, pós-graduado ou profissional, poderá realizar sua inscrição através da área do participante. Não perca tempo e garanta já a sua vaga!
 

Inscreva-se agora!

4 + 7 = ?

Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)


I CONGRESSO NACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO

Semiárido brasileiro: diversidade, tendências, tensões e perspectivas